O que o PHP pode fazer?

By | 05/10/2021

O PHP se concentra principalmente no scripting do lado do servidor, de modo que ele pode fazer tudo que outros programas CGI podem fazer, como coletar dados de questionários, criar páginas com conteúdo dinâmico, ou enviar e receber cookies. Mas o PHP pode fazer muito mais.

Há três áreas principais onde os scripts PHP são utilizados:

Roteiro do lado do servidor. Esta é a área mais clássica e básica da linguagem PHP. Você precisa de três coisas: um intérprete PHP (módulo CGI ou servidor), um servidor web, e um navegador web. O servidor web deve estar conectado à instalação do PHP. Você pode inserir os resultados de seu programa PHP através do navegador da web e visualizar a página PHP através do servidor web. Você pode executar qualquer um dos programas acima em seu PC se você quiser apenas experimentar a programação PHP. Para mais informações, consulte as Regras de Instalação.

Escrita da linha de comando. Você pode executar um script PHP sem um servidor ou navegador. Tudo o que você precisa é do intérprete PHP. Este tipo de uso é ideal para scripts que rodam através de um programa cron (Unix, Linux) ou um agendador de tarefas (no Windows). Tais scripts também podem ser usados para rotinas simples de processamento de scripts. Para mais informações, consulte Utilizando PHP da Linha de Comando.

Escrever aplicações de mesa. A linguagem PHP provavelmente não é a melhor linguagem para escrever aplicações desktop com uma interface gráfica de usuário, mas se você conhece bem o PHP e quer usar muitas de suas características avançadas em aplicações do lado do comprador, você pode usar o PHP-GTK para escrever tais programas. Você também pode escrever aplicações em várias plataformas como tal. PHP-GTK é uma extensão PHP que não está incluída na distribuição oficial. Se você estiver interessado no PHP-GTK, visite o site do “plano”.

PHP pode ser usado na maioria dos sistemas operacionais, incluindo TI, Linux, muitas versões do Unix (como HP-UX, Solaris e OpenBSD), Microsoft Windows, MacOS, RISC OS e possivelmente outros. A maioria dos servidores web mais novos também suporta PHP. Isto inclui Apache, IIS, e vários outros. Isto inclui qualquer servidor web que possa usar o binário PHP FastCGI, como o lighttpd e o nginx. PHP funciona tanto como um módulo quanto como um processador CGI.

Portanto, você está livre para escolher o sistema operacional e o servidor web em PHP. Você também pode escolher entre programação organizada ou programação orientada a objetos (OOP) ou uma combinação de ambas.

Em PHP, você não está limitado a apenas criar HTML. As capacidades do PHP incluem gerar imagens, arquivos PDF e até mesmo animações Flash (usando arquivos libswf e Ming) dinamicamente em tempo real. Pode criar facilmente todos os tipos de scripts, como XHTML e outros arquivos XML. O PHP pode criar tais arquivos e armazená-los no sistema de arquivos em vez de exibi-los na tela, criando um buffer do lado do servidor para seu conteúdo dinâmico.

Uma das características mais poderosas e significativas do PHP é seu suporte a um grande número de bancos de dados. Escrever uma página da Web que consulta um banco de dados é extremamente fácil se você usar uma das extensões específicas do banco de dados (como mysql), ou se você usar uma camada abstrata, como PDO, ou se conectar a qualquer banco de dados que suporte o padrão “Open Database Connection” com a extensão ODBC. Outros bancos de dados têm a opção de utilizar cURL ou soquetes, como o CouchDB.

O PHP também suporta comunicação com outros serviços usando protocolos como LDAP, IMAP, SNMP, NNTP, POP3, HTTP, COM (no Windows) e muitos outros. Você também pode abrir tomadas de rede e comunicar-se diretamente usando outro protocolo. O PHP também suporta a sofisticada troca de dados WDDX utilizada em quase todas as linguagens de programação web. Falando em comunicação, PHP implementa a instanciação de objetos em Java e a utiliza de forma transparente como objetos em PHP.

O PHP tem recursos de scripting úteis, incluindo Expressões Regulares Compatíveis com Perl (PCRE) e muitas outras extensões e ferramentas para análise e digitação de documentos XML. PHP padroniza cada uma das extensões XML com base na sólida base da libxml2 e adiciona suporte ao SimpleXML, XMLReader e XMLWriter.

E há muitas outras extensões interessantes que permanecem classificadas tanto em ordem alfabética como por categoria. E depois há outras extensões do PECL que podem ou não estar documentadas no próprio manual PHP, tais como ” XDebug”.

Como você pode ver, esta página não é suficiente para explicar todas as características e benefícios que o PHP pode oferecer. Veja o artigo pacote full stack b7web para aprender mais sobre Php e os detalhes sobre as extensões mencionadas aqui, e a amostra de alusões de características.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.